Sistema público de estacionamento rotativo começou a ser instalado na cidade e tem previsão de funcionamento para fevereiro.
Na madrugada deste sábado (13) a reportagem do Blog encontrou funcionários de uma empresa terceirizada iniciando os trabalhos de sinalização das vagas de estacionamento na Praça Tancredo Neves, Centro de Vitória da Conquista. É a volta da Zona Azul.
Técnicos do consórcio de empresas ganhadoras da licitação para explorar o estacionamento rotativo na cidade – Consórcio Rotativo Vitória da Conquista, acompanhados pelo Coordenador de Trânsito Herling Conceição, comandam as etapas do processo de reimplantação do sistema, que deixou de operar em 2011. A baixa rotatividade nos estacionamentos centrais de Conquista, causou durante esses 3 anos imensos prejuízos ao comércio e incontáveis situações de incômodos das pessoas, que encontram dificuldades para encontrar uma vaga, quando a conseguiam.
Mesmo com a Câmara de Dirigentes Logistas e vários outros setores da sociedade pressionando, a tardia resposta da Prefeitura parece finalmente ter chegado. Segundo os representantes do Consórcio Rotativo Vitória da Conquista, o sistema será implantado por etapas. De início a sinalização com pintura no asfalto de todas as vagas que serão gerenciadas; em segundo lugar, todos os locais ganharão sinalização vertical (placas); sensores serão instalados em todas as vagas; e por fim parquímetros eletrônicos, equipamento que será utilizado diariamente pelos usuários, que emitirá comprovantes do pagamento referente à utilização do espaço.
Como funcionará?
Depois da instalação dos equipamentos a Zona Azul promoverá uma campanha de esclarecimento, procurando informar à população como o sistema funcionará. Os usuários contarão com postos de recarga, onde serão disponibilizadas várias formas de pagamento prévio das tarifas, modelo que vem sendo utilizado por diversas cidades.
A fiscalização
Na chegada à vaga, o usuário tem 03 minutos para ir até o parquímetro e se regularizar. O sensor instalado, detecta a presença do veículo. Caso não seja feito o pagamento, o sistema que será integrado ao SIMTRANS informará a irregularidade aos agentes de trânsito, que autuarão o veículo. Outra irregularidade prevista, é o tempo excedente na utilização da vaga.
Aplicativo
Um aplicativo será disponibilizado aos usuários. Nele, em tempo real poderá se pesquisar onde as vagas estão livres, um grande serviço aos condutores que poderão ir direto sem a inconveniente perca de tempo gerado com as cansativas procuras. De acordo com estimativas do Consórcio e do Coordenador de Trânsito Herling Conceição, o sistema inicia atividades em fevereiro, sem antes passar por períodos de testes e orientação para usuários.